top of page

Aquela vã glória de mandar



Ah aquela vã glória de mandar... ser tudo e nada ser... a glória mais inglória que pode haver!


Desde o príncipio dos tempos temos sido um povo de inglórios mandadores... que ordenam a todo o custo sem o saber fazer, e aqueles que porventura poderiam almejar um dia a glória que na verdade não é, a de mandar,nada fizeram ou nada os deixaram fazer.


Nos já idos anos 90, o glorioso não mandador, Manoel de Oliveira estreava no vigor dos seus 82 anos a longa-metragem «Non, ou a vã glória de mandar». O fime pretendia fazer uma reflexão sobre momentos chave da história de Portugal. Se a analisásemos exaustivamente... algo que não quero nem pretendo fazer, encontraríamos com toda a certeza protoganistas com o perfil de grande líder, grande estadista, grande comandante e como não podia deixar de ser de grande mandador... será, será mesmo assim?


NÃO, infelizmente não é!


Todos os dias directores, professores, doutores, coordenadores, investigadores e tantos outros mandadores nos ordenam coisas, nos dão indicações e nos fazem advertências. A minha pergunta é apenas uma: quem é que eles pensam que são e que autoridade moral têm?


Ora vejamos... antes de mandar há que o saber fazer e ninguém nasce ensinado, já dizia a minha avó, para mandar é preciso liderar e para liderar meus caros, é preciso «combater» todos os dias ao lado daqueles em que queremos ou nos obrigam a mandar... calçar as luvas e vestir a pele do funcioário em simultâneo com a do chefe. E esse carissímos, é o grande problema de quem quer mandar nos dias que correm, não o fazem e então nunca chegam verdadeiramente a mandar, porque nunca chegam verdadeiramente a ser líderes e consequentemente não têm o respeito dos seus pares e daqueles que deveriam liderar.


Há demasiada burocracia a entopir gabinetes e secretárias inúteis e existem grandes lacunas de pensamentos e ideias... a inovação para essa gentinha... é o «papão» que não pretendem ter perto de si e preferem repelir a todo o custo.


Mandar não é fácil, mas ninguém disse que era! Querem mandar? Liderem! Querem liderar? Valorizem quem trabalha convosco!


o que vem a ser isto do fora da linha? 

 

Este é um espaço onde tudo está Fora da Linha.

Esta linha pode ter dois sentidos e múltiplas orientações...

Aqui poderão ver o que sai da linha por não ir ao encontro do que costuma ser normal... algo que é positivo! Bons exemplos de que sair da linha também tem e traz os seus beneficios...

Por lado poderão ver com sair da linha também pode ser negativo,  muitas vezes, muita gente , em muitos locais parece estar desfasado da realidade e não ter a verdadeira noção do que faz e do que diz...  

 na linha para sair: 

 

BREVEMENTE :  SÉRIES EM LINHA - HOUSE OF CARDS 

 

BREVEMENTE :  O FOLHETIM  - EPISÓDIO 1

 

BREVEMENTE:  HARRY POTTER - UMA DÉCADA DE SONHOS

 

BREVEMENTE:  A LINHA DE PARTIDA 

 Siga o fora da linha: 
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page